Já parou para contar quantas
vezes nos distraímos durante uma aula? Já sentiu vontade de “voltar” a fala de
um professor? O que você faz quando não consegue acompanhar ou anotar o
conteúdo?
É muito comum ver
estudantes fotografando a lousa, gravando as aulas com seus celulares ou pedindo
para o professor enviar os slides por email. Tudo para registrar informações,
aprofundar os estudos em casa ou ter algo para se basear em caso de dúvidas.
Mas o que aconteceria se
o professor enviasse toda a matéria antes da aula? Você iria para escola mesmo
assim?
Um pouco de história...
Tudo começou porque os
professores Jonathan Bergman e Aaron Sams perceberam que os jovens com baixa
frequência escolar tinham dificuldade para acompanhar os colegas. Quando começaram
a gravar suas aulas e disponibilizar online, até os estudantes que não tinham
faltado usavam o conteúdo para tirar dúvidas e estudar para as provas.
Depois de um tempo, os
professores mudaram a estratégia e passaram a gravar aulas para os estudantes
assistirem em suas casas e durante o encontro presencial aproveitavam para
fazer outras atividades. Essa ideia gerou tantas experiências positivas que, em
2007, decidiram escrever um livro: Sala
De Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa De Aprendizagem.
Para que inverter a aula?
Se toda a aula estará
disponível, para que ir até a escola ver o professor?
·
Primeiro, porque nem todo conteúdo precisa ou pode ser
invertido. Depende do professor, da matéria que ele leciona e de quais tópicos ele
pensa que funcionariam bem online. Há diferentes suportes que podem ser
sugeridos ou, melhor ainda, criados pelo professor: textos, slides, áudios, vídeos
de conteúdo, documentários, etc.
·
Apesar de pesquisas comprovarem que as pessoas não
aproveitam 100% da aula presencial, ela continua sendo importante para o
processo de aprendizagem. Com a aula invertida o estudante pode ler, ouvir ou assistir
quantas vezes quiser, pausar, voltar e revisar os conteúdos para a prova. Na
escola ele conversa sobre o que aprendeu e sobre o que não entendeu.
·
Tirar dúvidas com o acompanhamento do professor é o terceiro
e principal motivo de inverter a aula, pois é ao fazer os exercícios que o
estudante percebe o quanto assimilou da matéria.
Então eu vou aprender em casa e fazer a
tarefa na escola?
Mais ou menos isso. A
aula invertida não deve ser pensada como um substituto para o professor nem
entendida como uma ferramenta que deixará os jovens trabalharem sem orientação.
Seu principal objetivo é a mudança de hábitos.
O estudante deixa a
passividade de lado e passa a se inteirar, se preparar para a atividade em sala
que pode ou não contar como nota para a média final. É através da realização de
exercícios, seminários, trabalhos em grupo ou projetos de pesquisa que o papel
do professor deixa de ser o de ensinar como pensar e passa a ser o de ensinar
os estudantes a pensarem por si mesmos.
O importante passa a ser
analisar situações e debater temas de forma mais aprofundada. O encontro
presencial é para estudantes e professores construírem conhecimento juntos,
respeitarem suas diferenças, valorizarem as necessidades uns dos outros e
aquilo que já sabem.
Vamos começar?
Tatiana Arantes
Show!! Ótimo trabalho!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada Carlos!
ExcluirGosto desse método, claro que o professor deve explicar a matéria na sala de aula mas quando o aluno já recebeu o material necessário ele vai para a aula mais preparado.
ResponderExcluirExatamente, devemos sempre explicar mas achamos muito importante que eles possam ter outras formas aprender e não ficar totalmente no escuro quanto a matéria. :)
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